Encontro acadêmico internacional "Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde, Brasília 2012

15/02/2013 - 14:59

Participaram neste Encontro pesquisadores brasileiros e estrangeiros, nomeadamente, dos Estados Unidos, Canadá, México, Argentina, Portugal e Alemanha.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promoveu entre os dias 27 e 29 de novembro de 2012, o encontro acadêmico internacional "Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação, Ambiente e Saúde", que decorreu na sede da CAPES em Brasília.

O evento teve como objetivo sistematizar o debate sobre aspetos teórico-conceituais que fundamentam a inter e a transdisciplinaridade como conceções de produção de conhecimento e de práticas. Além disso, promoveu a articulação da Educação Superior com a Educação Básica por meio de estratégias pedagógicas que potencializem a apropriação do conhecimento científico e tecnológico.

A Profª Maria do Carmo Sobral (UFPE), membro da REAPLP fez parte da organização do evento e a Prof. Manuela Morais (UE), participou no painel “Inter e Transdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão em Ambiente: da teoria á prática” com a palestra “Avaliação do estado das massas de água no  contexto  dos Planos de Gestão  de  Bacias Hidrográficas em Portugal”. Para mais informação sobre o encontro, consulte o site http://seminarios.capes.gov.br/encontro.