Imprescindível adoptar medidas de protecção do ambiente, notícia da ANGOP Agência Angola Press 13-03-2013

01/04/2013 - 21:36

O docente da Universidade de Brasília (Brasil), João Nildo Vianna, considerou nesta quarta-feira, em Luanda, serem imprescindíveis as medidas de protecção e conservação do ambiente, para a estabilidade social

Em declarações à Angop; , à margem do XV encontro da Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa (REAPLP), que decorre de 13 a 15 deste mês, o docente universitário ressaltou ser imperiosa a educação sobre o meio ambiente por parte dos cidadãos, mormente dos estudantes e professores.

Segundo João Nildo Vianna, a dissertação sobre o ambiente na escola representa uma preocupação e o esforço que os governos da CPLP na protecção e conservação do meio e consequentemente na sensibilização dos cidadãos.

“Deve-se realizar mais seminários sobre o ambiente para os estudantes e professores serem informados com profundidade sobre os efeitos da desertificação do nosso ambiente e seus ecossistemas”, sugeriu.

Acrescentou que a vida dos humanos e outros seres vivos está a correr riscos, devido o efeito estufa, que está a degradar os padrões naturais e atmosféricos na terra. João Nildo Vianna sublinhou ainda que o aumento da temperatura média, sobretudo nas áreas sujeitas a seca, bem como a degradação dos solos nas bacias dos Oceanos estão a causar muitos prejuízos multi-sectoriais.

Referiu que para se conter a situação é necessária a contribuição de toda a sociedade na implementação de medidas de adaptação para a protecção das referidas alterações climáticas.