Historial da RLBEA (atual REALP): 1996 - presente
Rede Luso-Brasileira de Estudos Ambientais - RLBEA

1996
A  Rede Luso Brasileira de Estudos Ambientais e o Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais tiveram como principais impulsionadores os Profs. Doutores Carlos Borrego, da UA, Fernando Santana, da UNL, Frias Martins, da UAç, Paulo Pinto, da UE e o Dr. Mário Baptista Coelho, docente convidado da UA e, a altura, assessor de S. Exa. o Presidente da República para as questões do ambiente.

O apoio e empenho dos docentes pertencentes à Comissão Coordenadora do Mestrado e de outros docentes nas 4 universidades portuguesas, dos respetivos Reitores e dos organismos de Fomento e dos Ministérios, e ainda a colaboração pontual de docentes e conferencistas de outras instituições foi fundamental para a concretização da ideia inicial, estando hoje a rede consolidada e em andamento projectos em parceria.

1997
A 4 de abril de 1997, a Rede Luso-Brasileira de Estudos Ambientais, foi formalmente criada numa reunião que ocorreu no Rio de Janeiro. Assinaram o Protocolo as seguintes entidades: o Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazónia Legal da República Federativa do Brasil e o Ministério do ambiente de Portugal;- as universidades brasileiras do Amazonas, de Brasília, Federal de Pernambuco e Federal de Santa Catarina, as universidades portuguesas dos Açores, de Aveiro, de Évora e nova de Lisboa; - os organismos de fomento CNPq e CAPES, do Brasil e JNICT, de Portugal (atualmente FCT- Relações Internacionais).

2004
Em 2004 a RLBEA expandiu as suas atividades para a África lusófona e, naquele ano, incorporou nas suas atividades, a Universidades Eduardo Mondlane de Moçambique e a Universidade de Cabo Verde.

2009
Em Setembro de 2009, a Universidade Agostinho Neto de Angola participou no XIII Encontro da RLBEA e no 1º Congresso Lusófono de Ambiente e Energia organizado pela Universidade Nova de Lisboa em parceria com a RLBEA.

Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa - REALP

2011
Em Setembro de 1011durante o XIV Encontro anual da Rede, realizado em Recife, o Conselho Superior, no âmbito de suas atribuições protocolares, oficializou como membros efetivos, a Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), a Universidade Agostinho Neto (Angola), a Universidade de Cabo Verde e também a Universidade de Lisboa (Portugal). Nessa mesma Reunião, com a adesão dos novos membros, foi decidido alterar o nome da Rede para “Rede de Estudos Ambientais dos Países de Língua Portuguesa - REALP”.

Manuela Morais